quarta-feira, 18 de maio de 2011

O Que Ouvir !? Aos OLHOS do Pai *

A Paz Meniinas !!!
O Tema de Hoje Veio Bombando!
Quantas vezes você já ouviu isso??(...)  já te falaram, já te perguntaram, já até te repreenderam talvez com aquela famosa frase: “Essa música não é evangelica” … ou “essa música é de crente?”.
    Posso ouvir uma canção sertaneja, ou nordestina, ou arábica, ou africana, ou cigana, ou gaúcha, ou espanhola, ou americana? E aquele sucesso que todo mundo canta? E o grupo do momento, posso escutar como todo mundo faz?
    Esse assunto faz levantar altas polêmicas, uns acham que pode, outros dizem que não se pode ouvir música do “mundo” … mas afinal, o que a Bíblia diz? Vamos dar uma olhada à luz das escrituras, o que ela nos revela, e podemos utilizar para aprender mais sobre este assunto.

    Em primeiro lugar, a Bíblia diz em Marcos 7;15, que não há nada que está fora do homem, e que entrando nele possa o contaminar, mas sim o que dele sai, isso o contamina. Tudo bem, neste versículo Jesus usa estas palavras para falar de comida, ele estava falando que mesmo que os discípulos fossem comer sem lavar as mãos, isso não contaminaria eles(leia o capítulo, e entenda o contexto).
    Mas quero traçar um paralelo, entre a comida física e a espiritual. O que é para você a comida espiritual? Podemos colocar aqui inúmeras coisas, dentre elas: oração, leitura da palavra, comunhão com Deus, com os irmãos … e porque não aqui citar o que ouvimos? Se o que lemos, neste caso a palavra de Deus, ou um bom livro, é um alimento, a oração que falamos a Deus é um alimento, então o que ouvimos, seja uma pregação, ou uma música também é um alimento, que ingerimos diariamente. Nestes itens acima citados, definimos alguns elementos que constituem uma “Comida Espiritual”, e para colaborar o que foi citado acima, podemos citar alguns versículos, para não fugir do centro, a Bíblia. Leia aí, Mateus 4;4 … Mateus 6;31 … João 4;34 … Romanos 14;17 e 1Corintios 8;8. Estes textos, nos provam que existe uma outra comida, que não é a física, mas a espiritual, que é mais importante que a física, e que a devemos buscar com mais frequência do que buscamos a física.
   Mas então, se existe uma comida espiritual, e se foi dito que o que vem de fora não contamina o homem, então quer dizer que eu posso “comer” espiritualmente falando o que eu quiser? Negativo!! Sabe porque? Porque você é aquilo que você come, guarde bem isso!! VOCÊ SE TORNA AQUILO QUE VOCÊ COME!!!
    Então, espiritualmente falando, você se torna aquilo que você come. Se você costuma se alimentar da Palavra de Deus, ler bons livros, ver bons filmes que levam uma lição de Reino, se você ouve boas músicas, bons ensinamentos, se você vive cercado em meio ao Reino de Deus, ora, busca a Jesus, você vai crescer forte e saudável.
    Por outro lado, se você só lê revista em quadrinho(pra não falar em coisas piores), só vê coisas que não presta, só coloca informação errada na cabeça,
só ouve música ruim, que ao invés de te colocar mais perto de Deus te afasta mais ainda … infelizmente você está no caminho oposto, você vai se tornar cada vez mais sujo, cada vez mais aquilo que você está colocando pra dentro de você.
Mas ainda tem duas questões a esclarecer !!!
Primeiro: Se foi falado que o que entra não contamina, como que eu me tornarei aquilo que eu comer? Simples, a Palavra fala em Mateus 12;34, que a boca fala do que está cheio o coração. Sendo assim, confrontando Mateus 12;34 com Marcos 7;15(O que sai do homem isso o contamina), veremos que se eu me encher de coisa ruim, o meu coração vai transbordar disso tudo de ruim que há dentro de mim, e eu vou começar a colocar pra fora, “porque a boca fala do que está cheio o coração” … aí está o meu mal, eu estou me contaminando daquilo que está dentro de mim, e eu estou colocando para fora. Pois também está escrito em Proverbios 18;21 que a morte e a vida estão no poder da língua, isto é: o que você declara tem poder, tanto para a vida, quanto para a morte.
Segundo: se você se enche de lixo, fica ouvindo coisas que não edificam, não te ajudam, mas ao contrário, as vezes falam mal contra si próprio, ou contra o seu irmão, ou irmã … no fim você vai estar cantando as letras da música, ou seja, declarando com a sua boca, que tem “o poder da vida, e da morte”
… Já parou pra pensar nisso?? O que você fala com a sua língua tem PODER; tanto para a VIDA, quanto para a MORTE.
    Então, o que você vai escolher ouvir?? Do que você vai se alimentar?? Prefere ouvir coisas sadias, que falam de Deus, de Jesus, do Reino … ou vai preferir ouvir aquele “cantorzinho” tão fofo, aquela cantora que é tão linda, tem uma voz perfeita … mas que no fundo se for observar só fala e canta coisas ruins, e negativas … e ouvir isso te fará cantar, e proclamar essas coisas, ou seja, fará sair “morte” da sua boca.
Eu te aconselho a se alimentar das coisas de Deus, para que você venha a proclamar com sua boca aquilo que Deus tem e pensa para você; “Vida”!! 
Mas Por Outro Lado !!!
    Penso que podemos escolher uma música, passando-as por quatro peneiras. É como se eu coasse o café ou o suco quatro vezes. Então podemos ouvir e até recomendar a canção com tranqüilidade, sem drama de consciência.
O primeiro crivo é: “ESTA MÚSICA EXALTA OUTROS DEUSES?”

    Então preste atenção na letra
, e procure encontrar elementos que comprometam a canção: chamar os orixás, exaltar outras divindades, ensinar a praticar o ocultismo, etc. Se a música contiver isso, já não estará entre as selecionáveis;
Segundo crivo:
“A MÚSICA INCITA À REBELDIA?”
    A canção ensina filhos rebelarem-se contra os pais, cidadãos rebelarem-se contra o país ou as autoridades? A música desrespeita os mais velhos? A canção ensina a andar longe dos compromissos cristãos? Se ela enquadrar-se nisso, então devo tirá-la da minha seleção;
Terceiro crivo:
“A MÚSICA ME LEVA À PROSTITUIÇÃO, AO ADULTÉRIO OU AO COMPORTAMENTO MORAL PERVERTIDO?
    As músicas que ensinam a trair o cônjuge, a sair com pessoas casadas, a praticar o sexo antes do casamento, a enganar a namorada,
a iludir os pais, a comportar-se homossexualmente, a abandonar os valores morais cristãos, essas canções não prestam para mim.
    Para que irei encantar os meus ouvidos com aquilo que alego desagradar o meu coração e entristecer o meu Deus?
Por último, devo perguntar: “ESTARIA ESCANDALIZANDO AO MEU IRMÃO?”
    Buscar coisas apenas para a minha satisfação, mesmo que custem a edificação dos meus irmãos, é um comportamento correto? Não.
    Então, se algo que se credenciou nas três primeiras peneiras, não se credenciar na quarta, deverá ficar só para mim, e não servir de tropeço aos meus irmãos. É importante que discirnamos entre o que é escandalizar a fé ou submeter-se às manias de quem se julga mais crente que os outros.
    Há escândalos justos, aqueles que se baseiam em princípios cristão, mas há também a atitude dos "do-contra", isto é, aqueles que só admitem as coisas que lhes apetecem, e feitas ou escolhidas por eles. Esses são egoístas e insaciáveis, nunca estarão plenamente satisfeitos.
    Quando o escândalo é justo devemos mudar de gosto e de atitude, comprovando nossa humildade e amor a Cristo. Já o criticismo de quem vive a colocar defeitos no próximo deve ser repreendido em nome de Jesus, pois isso sim é um escândalo, obra da carne, vaidade, egoísmo e jactância.
Sejamos criteriosos diante do Senhor, na escolha de nossas músicas. E boa audição para todos!

    E termino esta mensagem com um versículo que está em Deuteronômio 30;19 “Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência”

Na paz e no Amor de nosso Senhor Jesus Cristo;
Por: Diana Fernandes ()

Nenhum comentário:

Postar um comentário